6/03/2012

Madeira - Costumes

A madeira possuía sua própria indumentária, bastante... digamos original. Vejamos na seguinte imagem um traje masculino: botas de couro macio, camisa e calças largas e brancas que parecem ambas feitas de uma só peça (atada à cinta com uma corda?), e sobre a cabeça uma carapuça com uma forma de funil. Confesso que este ultimo utensílio sobre a cabeça não pode deixar de lembrar a clássica caricatura do louco (cuja origem poderia ser, creio, o quadro medieval "A Nave dos Loucos" de Bosch).  
Aqui abaixo um exemplo feminino: saia comprida feita de tiras verticais multicores, um corpete atado à frente com um laço cruzado e a mesma carapuça que no postal anterior. Além de ser original este barrete tinha ainda a particularidade de ser unissexo. E aqui confesso que, posar para uma fotografia com uma galinha morta (à varada?) na mão, só vem acrescentar mais uma dúvida sobre a sanidade mental da senhora.
 Um casal madeirense a posar com o que parece ser um cestinho com tampa para levar o farnel e um garrafão. Aqui o homem traz um barrete que cobre as orelhas e com um pompom acima.

Sem comentários:

Enviar um comentário